Acessibilidade / Reportar erro

Adesão de pacientes amblíopes sob uso de oclusores

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a eficácia do envio de mensagens de texto na melhora da adesão ao tratamento oclusivo da ambliopia. O objetivo secundário foi correlacionar as respostas dadas no questionário autorreportado e os resultados obtidos no tratamento (melhora da acuidade visual).

Métodos:

Ensaio clínico prospectivo, mascarado e randomizado. Os pais ou responsáveis legais dos pacientes no grupo intervenção receberam mensagens de texto para lembrar a importância dos oclusores. O grupo controle não recebeu mensagens. Na avaliação geral após 3 a 6 meses, os responsáveis responderam a um questionário autorreportado para avaliar a aderência ao tratamento.

Resultados:

Foram incluídos 34 pacientes com idade média de 5,35 anos; 20 eram do grupo intervenção. A população do estudo foi considerada 50% pouco aderente ao tratamento, 29% com aderência média e 21% com boa aderência, de acordo com resultado do questionário autorreportado. Não houve diferença significativa entre os grupos estudados. Quando comparada a relação entre a melhora da acuidade visual com o valor médio do questionário autorreportado, foi observada associação significativa da melhora com a adesão ao tratamento (p=0,03).

Conclusão:

Este estudo não mostrou melhora da aderência ao tratamento oclusivo com o envio de mensagens de texto, como tinha sido observado em estudos anteriores para outros tratamentos. Foi identificada uma relação estatisticamente significativa entre a melhora na acuidade visual e boa aderência terapêutica medida pelo questionário autorreportado. Isso permite recomendar o uso do questionário autorreportado como uma forma simples de mensurar aderência ao tratamento e auxiliar nas decisões sobre estratégias a serem adotadas na continuidade do seguimento do paciente.

Descritores:
Ambliopia; Cooperação e adesão ao tratamento; Envio de mensagens de texto; Inquéritos e questionários; Acuidade visual

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br