Acessibilidade / Reportar erro

Análise das lacerações de canalículo lacrimal atendidas em um hospital de referência em oftalmologia

Analysis of lacrimal canaliculus lacerations treated at a reference ophthalmology hospital

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com trauma palpebral com laceração de canalículo lacrimal associado, fatores relacionados ao trauma e à intervenção cirúrgica e o sucesso anatômico e funcional pós-cirúrgico.

Métodos:

Estudo retrospectivo e analítico longitudinal, no qual foi realizada análise de prontuário dos pacientes com trauma palpebral e lesão canalicular associada, operados no período de 1° de janeiro de 2015 a 31 de julho de 2022. Os pacientes foram selecionados e contatados para avaliação presencial e aplicação de testes para análise do sucesso anatômico e funcional pós-cirúrgico.

Resultados:

Foram selecionados 84 pacientes, 28 compareceram para avaliação presencial. O sucesso anatômico foi obtido em 64,3%, e o funcional em 60,71% dos casos. A idade esteve associada ao mecanismo do trauma.

Conclusão:

A complexidade da lesão está associada ao sucesso anatômico e funcional finais, e o resultado do teste de Zappia-Milder guarda relação com a queixa de epífora.

Descritores:
Doenças do aparelho lacrimal; Traumatismos oculares; Aparelho lacrimal; Doenças palpebrais

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br