Acessibilidade / Reportar erro

Laser de femtossegundo de baixa energia e alta frequência na confecção de lamelas corneanas doadoras

Objetivo:

Avaliar a eficácia e segurança de um laser de femtossegundo de baixa energia e alta taxa de repetição para confecção de lamelas corneanas doadoras anteriores profundas.

Métodos:

Este é um estudo prospectivo de investigação laboratorial. Vinte e cinco botões corneanos foram cortados com laser de femtossegundo para criar lamelas corneanas doadoras anteriores profundas (diâmetro, 10mm; espessura, 500µm). O corte a laser foi realizado com femtosecond laser LDV® na câmara anterior artificial da Ziemer®. Para obter-se uma melhor borda, as lamelas foram trepanadas com um trépano de 8mm da Katena®. A paquimetria corneana central e as lamelas anteriores foram aferidas utilizando o paquímetro Mitutoyo®, com acurácia de 0.001mm.

Resultados:

A paquimetria central das 25 córneas variou de 500 a 705µm (média de 584 ± 51µm). A espessura das lamelas anteriores variou de 420 a 480µm (media de 455 ± 12.7µm). O diâmetro das lamelas corneanas doadoras foi 7.90 ± 0,1mm, sendo todos os cortes redondos. As interfaces lamelares apresentaram-se regular ao microscópio cirúrgico. Não houve casos de adesão interlamelar.

Conclusão:

O laser de femtossegundo LDV® mostrou-se seguro e eficaz para confeccionar lamelas corneanas doadoras a partir de botões córneo-esclerais. Mínima variação na espessura das lamelas doadoras confeccionadas com o laser será útil para criação de tecidos corneanos doadores para ceratoplastia lamelar anterior profunda ou ceratoplastia endoteliais, ou ambas, a partir de uma só córnea.

Córnea; Transplante de córnea; Paquimetria corneana; Lasers; Endotélio


Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br