Acessibilidade / Reportar erro

Análise do perfil clínico-epidemiológico dos casos de ceratite infecciosa em um serviço de emergência oftalmológica

Analysis of the clinical-epidemiological profile of infectious keratitis in an ophthalmological emergency service

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes e o perfil dos agentes causadores de ceratite infecciosa em pacientes submetidos à cultura obtida a partir de raspados corneanos em um serviço de emergência oftalmológica em um hospital de referência.

Métodos:

Análise retrospectiva de prontuários e resultados do exame de cultura de córnea. Os dados foram coletados após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Resultados:

A maioria dos pacientes era do sexo masculino, com média de idade de 47,6 anos, etnia caucasiana, baixo nível de escolaridade e procedentes da Grande Florianópolis. Trauma ocular foi o principal fator de risco observado. Foram obtidos resultados de cultura positivos em 43,6% dos casos, sendo Pseudomonas aeruginosa o principal agente identificado. O tratamento clínico foi a conduta inicial na maioria dos casos.

Conclusão:

Ceratite infecciosa é uma doença grave e o conhecimento atualizado é necessário para o diagnóstico precoce e manejo adequado da doença.

Descritores:
Úlcera de córnea; Ceratite; Perfil de saúde; Doenças da córnea

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br