Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e fatores associados à retinopatia diabética em países da América Latina: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo

O objetivo desta revisão foi reunir as evidências disponíveis na literatura sobre a prevalência e os fatores associados à retinopatia diabética na América Latina.

Métodos

Esta é uma revisão de escopo desenvolvida de acordo com o PRISMA-ScR. Os dados de prevalência foram resumidos por média ponderada, considerando o tipo de diabetes mellitus e o país. Para a análise dos fatores associados, foram realizadas metanálises com os estudos mais homogêneos e calculados as razões de chance e seus intervalos de confiança de 95%.

Resultados

Foram publicados 42 artigos entre 2004 e 2020, os quais foram incluídos neste estudo. A prevalência média de retinopatia diabética variou de 15,0%, na Costa Rica, a 32,7%, no Brasil.

Conclusão

Essa variação pode estar relacionada ao método de diagnóstico, à idade da população estudada, à duração da doença, ao controle glicêmico ou a outros fatores associados, como a presença de nefropatia diabética ou hipertensão. Esta revisão revelou um ônus importante da retinopatia diabética na América Latina e destaca a necessidade de mais estudos nos países.

Retinopatia diabética; Diabetes Mellitus, Angiopatia diabética; Fatores de risco; Epidemiologia; América Latina

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br