Acessibilidade / Reportar erro

Perfil da trabeculectomia em um serviço de referência oftalmológica no Ceará: estudo retrospectivo quantitativo

RESUMO

Objetivo:

Conhecer o perfil da trabeculectomia e a taxa de sucesso no controle da pressão intraocular em pacientes com glaucoma.

Métodos:

Estudo retrospectivo, do tipo observacional, com prontuários de portadores de glaucoma de um centro de referência oftalmológica que realizaram a trabeculectomia de 1º de janeiro de 2016 a 31 de maio de 2017, por um único cirurgião experiente. A taxa de sucesso foi considerada como uma pressão intraocular < 21 mmHg, para glaucoma de pressão intraocular elevada, e uma redução de pelo menos 20% para glaucoma de pressão intraocular normal.

Resultados:

Foram analisados 160 olhos, entre os quais a maioria pertencia ao sexo feminino, e 46,25% estavam na faixa etária de 61 a 80 anos. Houve predominância do glaucoma primário de ângulo aberto (67,3% dos casos), e a maioria estava em estágio avançado (91,9%). Após a realização da trabeculectomia, em 39,4% dos olhos foram necessárias intervenções em algum momento do pós-operatório. Contudo, ao comparar os grupos que apresentaram ou não esses procedimentos, a evolução da pressão intraocular não apresentou diferença estatisticamente significativa. No pós-operatório, a pressão intraocular manteve-se abaixo de 21 mmHg e com reduções superiores a 40% do valor da pressão intraocular basal.

Conclusão:

A taxa de sucesso da trabeculectomia ultrapassou 90%, com pequeno índice de complicações, constatando que a trabeculectomia é um procedimento seguro e com relevante sucesso no controle do glaucoma no estado do Ceará.

Descritores:
Glaucoma; Pressão intraocular; Trabeculectomia; Complicações pós-operatórias; Período pós-operatório; Assistência ao convalescente

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br