RESUMO
Introdução: O uso de impressão em 3-D na área da saúde tem contribuído para o desenvolvimento de instrumentos e próteses. A impressão 3-D tem sido usada para o ensino de futuros profissionais. Para se alcançar uma boa peça em 3-D, é necessário ter imagens de alta qualidade, como aquelas geradas pelo exame de Tomografia Computadorizada (TC), que mostra a anatomia sob diferentes cortes e permite uma boa reconstrução de imagem.
Objetivo: Propor um protocolo para a criação de arquivos digitais a partir de imagens de tomografia computadorizada a serem impressas em 3-D e usadas como modelo de material didático oftalmológico usando software de código aberto, InVesalius®, Bender® e Repetier-Host©.
Métodos: Foram utilizadas imagens em formato DICOM provenientes de dois exames de tomografia computadorizada de órbitas para a impressão tridimensional. Para manuseio das imagens, foram utilizados o InVesalius®, versão 3.1.1, para delimitar e limpar a estrutura de interesse e também para converter em formato STL. O Blender®, versão 2.80 foi usado para refinamento. A imagem em STL foi então enviada para o programa Repetier-Host, versão 2.1.3, que divide a imagem em camadas e gera as instruções para impressão da peça em ácido polilático na impressora tridimensional.
Resultados: As peças anatômicas impressas reproduziram de forma satisfatória a maioria das estruturas ósseas e musculares. No entanto, houve dificuldade durante a impressão das estruturas ósseas menores, como perda de estrutura óssea pequena, que não possuíam sustentação, por serem envoltas pelo músculo.
Conclusão: Apesar das dificuldades encontradas na produção dessas peças de estudo, foi possível reproduzir estruturas com fidelidade, indicando que o protocolo proposto viabiliza a impressão de imagens oriundas da tomografia computadorizada para impressão tridimensional.
Descritores: Tomografia computadorizada; Impressão tridimensional; Órbita