Acessibilidade / Reportar erro

Resultados visuais, topográficos e refrativos do implante de segmentos assimétricos de anel corneano intraestromal em ceratocone

Visual, topographic, and refractive outcomes of the implantation of asymmetric segments of the intrastromal corneal ring in keratoconus.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os resultados visuais, topográficos e refrativos do implante de segmentos assimétricos (AS) de anel intracorneano (ICRS) em olhos com ceratocone e astigmatismo irregular/assimétrico (fenótipos tipo 2 Duck e 3 Snowman pela classificação morfológica do ceratocone de Fernandez-Vega/Alfonso).

Métodos:

Estudo clínico prospectivo realizado com 60 pacientes (60 olhos) com ceratocone que tiveram segmentos assimétricos de Kearing selecionados e implantados de acordo com o nomograma Mediphacos (http://kearing.online) com laser femtosegundo. As avaliações pré-operatórias e pós-operatórias incluíram medida de acuidade visual não corrigida, melhor acuidade visual corrigida, astigmatismo refracional, equivalente esférico e astigmatismo topográfico, Kmax e coma, medidos com o Galilei (Ziemer, Port, Suíça). Todos os parâmetros foram avaliados no pré-operatório e aos 3 e 6 meses de pós-operatório.

Resultados:

A média de idade dos pacientes foi de 26,34±8,49 anos; 28 (56,7%) eram do sexo feminino, 34 olhos apresentavam ceratocone de fenótipo tipo 2 e outros 26 olhos de fenótipo tipo 3. Aos 6 meses de pós-operatório, os olhos de fenótipo tipo 2 obtiveram ganhos na acuidade visual não corrigida e melhor acuidade visual corrigida de 0,30 LogMAR e 0,15 LogMAR, respectivamente; e reduções de 2,45D no astigmatismo topográfico; 2,30D no Kmax; 0,32μm no coma; 1,63D no astigmatismo refracional e 1,88D no equivalente esférico. Aos 6 meses, os olhos de fenótipo tipo 3 obtiveram ganhos na acuidade visual não corrigida e na melhor acuidade visual corrigida de 0,50 logMAR e 0,10 LogMAR, respectivamente; e reduções de 3,00D no astigmatismo topográfico; 5,20 D no Kmax; 0,09μm no coma; 2,00D no astigmatismo refracional e 4,25D no equivalente esférico. Os resultados das comparações entre 3 e 6 meses de pós-operatório não foram estatisticamente significativos para nenhuma das variáveis avaliadas, o que denotou a estabilidade do procedimento nesse tempo de seguimento.

Conclusão:

O implante de segmentos assimétricos de Kearing em olhos com ceratocone e astigmatismo irregular/assimétrico (fenótipos tipo 2 e 3) melhoraram os parâmetros visuais, topográficos e refrativos com segurança e eficácia clínica.

Descritores:
Ceratocone; Astigmatismo; Topografia da córnea; Acuidade visual; Anel assimétrico

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br