Acessibilidade / Reportar erro

Comparação dos dados do Pentacam em pacientes com critérios diagnósticos de ceratocone em apenas um olho

RESUMO

Objetivo:

Comparar os dados extraídos do exame Pentacam em pacientes com ceratocone em um olho e ceratocone frusto no outro olho.

Local:

Clínica privada em São Paulo, Brasil.

Desenho do estudo:

Revisão retrospectiva.

Métodos:

Este estudo revisou prontuários de pacientes com ceratocone em um olho e ceratocone forma frusta (FFKC) no outro, de janeiro a dezembro de 2019. Todos os indivíduos foram avaliados com um sistema de imagem Scheimpflug rotativo. Vinte e dois olhos de 11 pacientes foram comparados, e apenas um olho tinha critérios diagnósticos estabelecidos para ceratocone. Diante disso, 38 variáveis obtidas através do Pentacam foram comparadas.

Resultados:

Em olhos com ceratocone, vários parâmetros apresentam alterações significativas em relação àqueles com olhos FFKC. Notavelmente, a elevação de Belin e a densitometria posterior e total permanecem consistentemente significativas, indicando mudanças precoces nas formas leves da doença e progressão ao longo do tempo. Além disso, indicadores como IVA, KI, IHD, elevação posterior do BFTA e R min demonstram alterações notáveis nos olhos do FFKC. Dentre estes, destaca-se o índice de descentração da altura (IHD), com maior taxa de alteração de 81,8% nos pacientes com FFKC. Além disso, parâmetros como o índice D (total), IE posterior e elevação máxima posterior com BFS, IHD, Kmáx e valor de Q demonstram alta acurácia, sensibilidade e especificidade na distinção entre o FFKC e o olho controle. Kmax, Belin Ambrósio Elevação Posterior, IHD e elevação posterior utilizando BFS (BFS Posterior Elevation) emergem como os parâmetros mais alterados no FFKC.

Conclusão:

Consideramos o IHD, a elevação posterior com BFS, Kmáx, a asfericidade, o Belin-Ambrósio e a descentração do ponto mais fino como indicadores sensíveis para os casos iniciais de ceratocone, sendo o IHD o mais preciso.

Descritores:
Ceratocone; Topografia; Tomografia de coerência óptica; Dilatação patológica

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br