RESUMO
Objetivo: Avaliar a eficácia da mitomicina C no sucesso anatômico e funcional após dacriocistorrinostomia transcanalicular com laser de diodo.
Métodos: Estudo prospectivo, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo. Comparou o efeito da mitomicina C tópica na dacriocistorrinostomia transcanalicular com laser de diodo. No Grupo 1, foi utilizada apenas solução salina tópica, enquanto no Grupo 2 foi utilizada mitomicina C tópica. O sucesso foi definido como permeabilidade da via lacrimal e alívio dos sintomas ao final de 6 meses.
Resultados: Seis meses após a cirurgia, o Grupo 1 (30 pacientes) apresentou taxas de sucesso anatômico e funcional de 86,7% e 83,3%, respectivamente. O Grupo 2 (32 pacientes) apresentou taxas de sucesso anatômico e funcional de 87,5% e 84,3%, respectivamente. Não houve diferença estatística significante entre os Grupos 1 e 2 (p=1,000).
Conclusão: O uso de mitomicina C não melhora as taxas de sucesso anatômico e funcional do dacriocistorrinostomia transcanalicular com laser de diodo em comparação ao placebo.
Descritores:
Doenças do aparelho lacrimal; Dacriocistorrinostomia; Dacriocistite; Laser de estado sólido