Acessibilidade / Reportar erro

Relações entre superfície ocular e SARS-CoV-2

RESUMO

Introdução:

A pandemia da SARS-CoV-2 tem sido um grande desafio para a comunidade científica internacional. Desde seu surgimento, estudos com a intenção de descrever os aspectos fisiopatológicos e as manifestações clínicas da doença vêm sendo conduzidos, levantando hipóteses e confirmando possíveis associações. Um dos temas dessa produção médica científica é o papel da superfície ocular como meio de transmissão e apresentação clínica da síndrome viral.

Objetivo:

Analisar o papel da superfície ocular na transmissão, na fisiopatologia e nas manifestações clínicas de SARS-CoV-2, através de uma revisão sistemática. Realizou-se a busca em três bancos de dados Cochrane Database, PubMed® e MEDLINE®, utilizando os descritores “COVID-19 e ophthalmology”. Foram definidos como filtros o artigo ter sido publicado nos últimos 5 anos e estudo realizado em humanos, tendo sido encontrados 32 artigos. Destes, foram excluídos 12 por não corresponderem ao objetivo do estudo.

Resultados:

Ainda são poucos os estudos publicados sobre a relação entre o coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) e a via ocular. A maioria dos estudos mostrou associação entre a presença de manifestações oculares inespecíficas e a infecção pelo novo coronavírus, com limitações no número de pacientes analisados e na metodologia adotada. Hipóteses sobre o papel fisiopatológico se ancoram, em grande parte, na associação estudada entre o SARS-CoV-2 e a superfície ocular no passado.

Comentários:

Os resultados encontrados ainda não são suficientes para confirmar o papel da superfície ocular na fisiopatologia da doença. Grande parte desses estudos preliminares têm importância considerável ao levantar hipóteses baseadas na análise clínica dos pacientes estudados. No entanto, são necessários estudos maiores e com metodologia padronizada para protocolo diagnóstico e análise laboratorial dos indivíduos avaliados.

Descritores:
Infecções pelo coronavirus; SARS-CoV 2; COVID-19; Oftalmopatias; Transmissibilidade

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br