Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de vítima de acidente motociclístico na emergência de um hospital universitário

OBJETIVO

: Fazer levantamento epidemiológico dos acidentes motociclísticos ocorridos em cidade com mais de um milhão de habitantes e atendidos em hospital universitário de referência entre julho e novembro de 2010.

MÉTODOS:

Estudo transversal com o uso de entrevista estruturada (formulário padronizado) para documentar a coleta de dados: idade, sexo, renda mensal, tempo de uso e cilindrada da moto.

RESULTADOS

: A partir de 114 casos, foi observado que o perfil do paciente atendido no hospital em estudo, vítima de acidente motociclístico, é de um indivíduo jovem, do sexo masculino, possuidor de carteira de habilitação há menos de cinco anos, com renda mensal média em torno de mil reais, possuidor de moto de baixa cilindrada (menos do que 150 cc) e baixa escolaridade. Os acidentes atendidos ocorreram predominantemente no perímetro urbano, no período da tarde, e um terço deles foi considerado acidente de trabalho, que gerou óbito em 3% dos casos e fraturas expostas em 11% deles.

CONCLUSÃO:

A incidência de acidentes motociclísticos envolveu predominantemente homens jovens com pouca experiência no trânsito e baixo nível de instrução.

Acidentes de trânsito/epidemiologia; Motocicletas ; Serviços médicos de emergência


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br