Acessibilidade / Reportar erro

Luxação do joelho: estudo descritivo das lesões

OBJETIVO:

Descrever as lesões ligamentares e associadas ocorridas nas luxações traumáticas do joelho, relacioná-las aos mecanismos de trauma e identificar padrões de lesões.

MÉTODOS:

Foram descritas 23 luxações do joelho entre março de 2010 e março de 2011. Após o diagnóstico das lesões, foi procedida a redução e fixação externa transarticular das luxações. Num segundo tempo, os pacientes foram avaliados sob anestesia e a exploração cirúrgica das lesões periféricas foi feita pelos membros do grupo de cirurgia do joelho da instituição. Os dados dos pacientes, junto com as descrições das lesões encontradas, foram registrados.

RESULTADOS:

65% dos pacientes eram do sexo masculino, a média de idade foi de 35 anos, o mecanismo de trauma mais comum foi o acidente com motocicleta (60%). A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) ocorreu em 75% dos casos, a lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) em 95%. A lesão periférica medial aconteceu em 65% das luxações e as lesões laterais em 40%. As luxações mais comuns foram as classificadas como KDI (25%) e KDIIIm (25%). A lesão arterial esteve presente em 15% dos casos e a lesão nervosa foi registrada em um paciente (5%). Na avaliação radiográfica inicial, 45% das luxações apresentavam-se reduzidas.

CONCLUSÃO:

As luxações do joelho descritas apresentaram grande variabilidade, demonstrando que é preciso a avaliação individualizada de cada caso, sendo que o ortopedista precisa estar apto para o reconhecimento e tratamento específicos dessas diversas lesões.

Luxação do joelho/diagnóstico; Luxação do joelho/cirurgia; Luxação do joelho/epidemiologia; Traumatismos do joelho/diagnóstico; Traumatismos do joelho/cirurgia


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br