Acessibilidade / Reportar erro

Uso de redes sociais por cirurgiões com treinamento especializado em trauma ortopédico

Resumo

Objetivo:

Quantificar o uso de plataformas de rede social por traumato-ortopedistas, com ênfase nas diferenças demográficas, regionais e de tipo de prática clínica.

Materiais e Métodos:

Utilizando o banco de dados de membros da Orthopaedic Trauma Association (OTA), foram realizadas pesquisas on-line para identificar perfis de profissionais em diversas plataformas de rede social. Esta presença foi quantificada por uma pontuação cumulativa de redes sociais, que foi correlacionada com as informações demográficas coletadas.

Resultados:

Foram identificados 1.262 profissionais com treinamento especializado em trauma ortopédico. Observou-se que os cirurgiões que atuam em ambiente acadêmico têm maior probabilidade de usar diversas plataformas de rede social e apresentam pontuação geral maior em redes sociais do que aqueles que atuam em consultório particular. Não foram encontradas diferenças significativas quanto ao uso de redes sociais com base na região de atuação.

Conclusão:

Atualmente, as plataformas de rede social são subutilizadas pelos traumato-ortopedistas.

Nível de Evidência: IV.

Palavras-chave
ortopedia; trauma; redes sociais; bolsas de estudo

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br