Acessibilidade / Reportar erro

Periostite reativa florida da falange proximal - relato de caso e revisão de literatura* * Trabalho feito na Universidade Federal do Ceará, Hospital Walter Cantídio, Fortaleza, CE, Brasil.

Resumo

A periostite reativa florida éumalesão benigna e rara que constitui umproblema recorrente de diagnóstico. Sua etiopatogênese permanece desconhecida. A periostite reativa florida caracteriza- se por ser uma reação periosteal agressiva e inflamatória de tecido mole e por ser um tumor portador de fibrose e produtor de cartilagem. Ocorreemadolescentes e adultos jovens, com predomínio no sexo feminino, e acomete com frequência os ossos das mãos e pés, podendoacometer tambémossos longos.Odiagnósticopermaneceumgrandedesafiodevido à enorme possibilidade de diagnósticos diferenciais. Por isso, uma cuidadosa avaliação clínica, radiológica e patológica é necessária para fechar o diagnóstico. Relata-se o caso de umpaciente com periostite reativa florida na falange proximal do segundo dedo da mão direita, que foi submetida à excisão cirúrgica com margem ampla do segundo raio até o terço proximal do segundometacarpo, e evoluiu semqueixas, comamplitude demovimento e força satisfatória.

Palavras-chave:
falanges dos dedos da mão; periostite; neoplasias ósseas

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br