Acessibilidade / Reportar erro

Uso do tendão semitendíneo em reconstruções tendíneas do pé e do tornozelo Trabalho desenvolvido no Hospital e Maternidade Celso Pierro, Pontifcía Universidade Catóica de Campinas, SP, Brasil.

Objetivo:

Demonstrar os resultados obtidos nas reconstruções tendíneas do pé e do tornozelo com o uso do tendão do músculo semitendíneo. Foram avaliados os resultados clínicos, o grau de satisfação do paciente e as complicações da área doadora e receptora do enxerto.

Métodos:

Estudo retrospectivo em que foram levantados os prontuários de 38 pacientes submetidos a esse procedimento cirúrgico entre 2006 e 2010 e avaliados os resultados funcionais dessa técnica, as complicações das áreas doadora e receptora e o grau de satisfação dos pacientes.

Resultados:

Três apresentaram compliçates da área receptora (necrose de pele), um complicação da área doadora (dor e insensibilidade) e todos tiveram resultados funcionais satisfatórios com arco de movimento completo.

Conclusão:

O músculo semitendinoso é uma boa opção de tratamento para lesões tendinosas do pé e tornozelo.

Tendão de Aquiles/lesões; Tendão de Aquiles/cirurgia; Tendões; Pé; Tornozelo; Reconstrução


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br