Acessibilidade / Reportar erro

Uso de ressonância magnética por radiologistas e cirurgiões ortopédicos para detectar lesões intra-articulares do joelho Trabalho desenvolvido no Departamento de Ortopedia II, Centro Hospitalar de Leiria, Leiria, Portugal.

RESUMO

Objetivo:

A ressonância magnética (RM) é primordial na avaliação de patologias do joelho, particularmente no planejamento de um procedimento cirúrgico. Este estudo comparou a precisão diagnóstica na leitura dos resultados da RM de joelhos patológicos por radiologistas e cirurgiões ortopédicos.

Materiais e métodos:

Estudo transversal com 80 pacientes, selecionados aleatoriamente, previamente submetidos à cirurgia artroscópica após exame clínico e RM. Foi solicitado um diagnóstico por RM a duas equipes, uma de radiologistas e outra de cirurgiões ortopédicos. As conclusões de cada equipe foram comparadas. A significância estatística considerada foi de p < 0,05.

Resultados:

Os achados dos radiologistas obtiveram significância estatística para lesões osteocondrais, do LCA e do menisco medial (p < 0,05); os achados dos cirurgiões ortopédicos, para lesões no LCA e meniscos (p < 0,05). Uma associação estatisticamente significativa entre equipes foi demonstrada para lesões do LCA (p < 0,001).

Conclusões:

A RM parece oferecer leituras confiáveis para lesões do LCA, independentemente da especialidade do observador. O compartimento lateral é de difícil leitura.

Palavras-chave:
Artroscopia; Ressonância magnética; Menisco; Ligamento cruzado anterior; Joelho

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br