Acessibilidade / Reportar erro

Análise preliminar do componente acetabular de titânio plasma-spray MD-4(r) ☆ Trabalho desenvolvido no Hospital Universitário, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

OBJETIVOS:

avaliar o desempenho em curto prazo de um tipo de implante fabricado no Brasil.

MÉTODOS:

estudo de uma coorte de 60 pacientes que tiveram componentes acetabulares MD-4(r) implantados durante artroplastias primárias do quadril, entre 1 de janeiro de 2010 e 1 de agosto de 2012, e foram estudados retrospectivamente com relação ao comportamento clínico, à estabilidade e à osteointegração radiológica. Os indivíduos foram acompanhados por 12 meses no mínimo e no máximo 42 (média: 27) e avaliados por meio do Harris Hip Score, do questionário SF-36 e de radiografias convencionais seriadas.

RESULTADOS:

todos os componentes estavam radiologicamente estáveis, sem evidência de migração ou de linhas de radioluzência progressivas. Em média, o Harris Hip Score evoluiu de 36,1 para 92,1 (p < 0,001) e o SF-36 mostrou incremento significativo em todos os domínios (p < 0,001). Nenhuma diferença foi observada entre pacientes com osteoartrose, osteonecrose, displasia do quadril ou outras condições.

CONCLUSÕES:

os resultados de curto prazo mostraram sinais clínicos e radiológicos de estabilidade e de osteointegração dos implantes, o que pode representar um fator preditivo quanto à sobrevivência em médio prazo do componente acetabular considerado.

Osteointegração; Artroplastia de quadril; Prótese de quadril


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br