Acessibilidade / Reportar erro

Análise radiográfica de fraturas intra-articulares de calcâneo em pacientes submetidos a tratamento cirúrgico minimamente invasivo em hospital terciário* * Trabalho feito no Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Instituto Doutor José Frota, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Resumo

Objetivo

Avaliar pacientes com fraturas intra-articulares de calcâneo tratados entre janeiro de 2015 e agosto de 2016 com técnica cirúrgica minimamente invasiva, com ênfase no resultado radiológico.

Métodos

Estudo retrospectivo de 49 pacientes com 64 fraturas intra-articulares de calcâneo, submetidos a tratamento cirúrgico minimamente invasivo. As lesões foram tratadas com redução aberta por acesso mínimo lateral à articulação subtalar e fixação mínima. Foi realizado estudo radiográfico no pré- e no pós-operatório para aferição dos ângulos de Böhler e de Gissane.

Resultados

O ângulo de Böhler médio dos casos antes da cirurgia foi de 2,5º, apresentando aumento da média dos ângulos para 25,3º após o tratamento cirúrgico minimamente invasivo. O ângulo de Gissane médio dos casos antes da cirurgia foi de 136,3º, apresentando diminuição da média dos ângulos para 114,3º na análise após a cirurgia.

Conclusão

A técnica cirúrgica minimamente invasiva permite melhora dos parâmetros radiográficos (ângulos de Böhler e Gissane) nas fraturas intra-articulares de calcâneo, com sua adequada recuperação da forma anatômica.

Palavras-chave
calcâneo; procedimentos cirúrgicos menores; radiografia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br