Acessibilidade / Reportar erro

Correlação clínico-radiográfica do ponto de inserção femoral do enxerto na reconstrução do ligamento patelofemoral medial Trabalho feito no Grupo de Joelho Belo Horizonte, Hospital Mater Dei, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Analisar o posicionamento radiográfico do túnel femoral e correlacioná-lo com os resultados clínicos no pós-operatório em pacientes submetidos à reconstrução isolada do ligamento patelofemoral medial (LPFM).

MÉTODO:

Estudo retrospectivo, em que foram avaliados 30 joelhos de 26 pacientes com quadro de luxação recidivante da patela submetidos à reconstrução do LPFM, analisados e correlacionados o ponto de inserção femoral do enxerto e o quadro clínico pós-operatório pelas escalas de Kujala e Lysholm.

RESULTADOS:

Apresentaram túnel femoral na área anatômica (grupo A) 22 joelhos e oito fora desse local (grupo B). No grupo A, a pontuação média pela escala de Kujala foi de 89,68 e pela de Lysholm foi de 92,45. No grupo B, a pontuação média pela escala de Kujala foi de 84,75 e pela de Lysholm foi de 92. A diferença entre as médias não foi significativa nas duas escalas.

CONCLUSÃO:

Não houve diferença de resultados clínicos correlacionados ao posicionamento da inserção femoral do enxerto.

Palavras-chave:
Luxação patelar; Ligamento patelar; Reconstrução

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br