Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento cirúrgico da rizartrose: Artroplastia de ressecção do trapézio associada a interposição tendínea versus técnica de Kuhns

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo é avaliar e comparar os resultados clínicos e funcionais de dois procedimentos cirúrgicos realizados em pacientes com rizartrose grave graus III e IV.

Métodos

Avaliamos 39 pacientes submetidos a 2 técnicas cirúrgicas para o tratamento da rizartrose: trapeziectomia pela técnica de Kuhns ou com interposição tendínea, com mínimo de 6 meses de seguimento. O desfecho primário foi avaliado pelo questionário específico Sintomas e Incapacidade da Artrose Trapeziometacarpiana (Trapeziometacarpal Arthrosis Symptoms and Disability, TASD, em inglês), e os desfechos secundários, pela versão abreviada do Questionário de Incapacidades do Braço, Ombro e Mão (Disabilities of the Arm, Shoulder, and Hand, QuickDASH, em inglês) e a Escala Visual Analógica (EVA).

Resultados

Não houve diferença estatisticamente significantiva entre os grupos nos resultados do TASD, QuickDASH e EVA e ambas as técnicas demonstraram bons resultados funcionais e da dor. Não houve complicações que necessitassem de nova abordagem cirúrgica. Verificamos uma correlação positiva entre as pontuações no TASD e no QuickDASH, o que sugere que ambos são eficazes na avaliação da funcionalidade e incapacidade da rizartrose.

Conclusão

A trapeziectomia com técnica de Kuhns e com interposição tendínea se mostraram efetivas no tratamento cirúrgico da rizartrose. Não houve diferença significativa entre as técnicas em relação aos resultados funcionais.

Palavras-chave
osso trapézio; osteoartrite; procedimentos ortopédicos

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br