Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento cirúrgico das fraturas intra-articulares do calcâneo: comparação dos resultados entre placa reta e placa própria para calcâneo Trabalho desenvolvido no Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Hospital Universitário, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Canoas, RS, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Avaliar os resultados clínicos do tratamento cirúrgico das fraturas intra-articulares do calcâneo (TCFIAC) e comparar o uso de placa própria para calcâneo (PPC) e placa reta (PR) .

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo que avaliou o resultado pós-operatório de 25 pacientes entre 2013 e 2015. Foram incluídos pacientes submetidos ao TCFIAC e que não apresentavam lesões cirúrgicas concomitantes. Pacientes que não foram devidamente acompanhados no pós-operatório foram excluídos da análise.

RESULTADOS:

A indisponibilidade da PPC em serviços com recursos limitados, associada à disponibilidade e ao menor custo da PR, pode ter sido fator de confusão no presente estudo. Contudo, não houve diferença estatística entre os resultados das fraturas tratadas com PPC ou PR.

CONCLUSÃO:

A inferência estatística permite concluir que, na ausência da PPC, é possível usar a PR com desfechos clínicos semelhantes.

Palavras-chave:
Calcâneo/cirurgia; Fraturas ósseas/cirurgia; Fixação interna de fraturas

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br