Acessibilidade / Reportar erro

Histomorfometria da matriz orgânica do fêmur de ratas ovariectomizadas tratadas com alendronato de sódio Trabalho desenvolvido no Laborat6rio de Histotecnica Animal da Universidade Estadual de Maringa, Parana, Brasil.

OBJETIVO:

avaliar a efeito de duas concentrações diferentes de alendronato de sódio (ALN) sobre a quantidade de matriz orgânica no fêmur de ratas com supressão estrogênica provocada por ovariectomia.

MÉTODOS:

ratas Wistar (Rattus norvegicus) com 60 dias foram submetidas a laparotomia bilateral para remoção dos ovários. Os animais foram divididos em grupo controle, no qual os animais foram apenas laparotomizados; grupo ovariectomizado (OVX); grupo ovariectomizado tratado com 1 mg/kg de ALN (OVX 1 mg); e grupo ovariectomizado tratado com 2 mg/kg de ALN (OVX 2 mg). Receberam ALN duas vezes por semana durante 90 dias. O fêmur esquerdo foi coletado, fixado e processado para inclusão em parafina. Cortes semisseriados corados com H&E foram usados para a obtenção, com um software de análise de imagens, da área ocupada por matriz óssea orgânica. O peso dos animais foi obtido no inicio e no fim do experimento.

RESULTADOS:

os animais ovariectomizados e aqueles tratados com 1 mg/kg de ALN tiveram um aumento significativo (p < 0,05) no peso corporal quando comparados com o grupo controle. A análise histomorfométrica revelou que nos animais tratados com 2 mg/kg de ALN a área (µm22. Zhang Q, Wang S, Tang C, Chen W, Zhang Y, Chen L. Axillary artery lesions from humeral neck fracture: a study in relation to repair. Exp Ther Med. 2013;5(1):328-32.) ocupada por matriz orgânica (181.900 ± 18.130) foi semelhante (p > 0,05) àquela dos animais controle não ovariectomizados (204.800 ± 9.590), o que indica um efeito preventivo desse medicamento sobre a perda de massa óssea.

CONCLUSÃO:

a maior concentração do medicamento administrado duas vezes por semana por 90 dias foi mais eficaz do que a dose de 1 mg/kg no mesmo período.

Ovariectomia; Alendronato; Osteoporose; Matriz óssea


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br