Acessibilidade / Reportar erro

Estudo anatômico da relação do gânglio da raiz dorsal com o disco intervertebral na coluna lombar 4 ☆ Trabalho feito no Departamento de Anatomia, Curso de Medicina, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Descrever a localização do gânglio da raiz dorsal em relação ao disco intervertebral, incluindo a zona "triangular"de segurança para cirurgia minimamente invasiva na coluna lombar. MÉTODOS: Oito cadáveres adultos foram dissecados bilateralmente, na região lombar, com a abordagem posterolateral, até exposição dos espaços L3L4 e L4L5 e se obtiveram medidas referentes ao espaço entre o disco intervertebral, os pedículos cranial e caudal ao disco, o trajeto da raiz nervosa, o gânglio dorsal e o triângulo de segurança. RESULTADOS: As medidas obtidas foram constantes, sem diferenças significativas entre níveis ou lateralidade. O gânglio dorsal ocupou a borda lateral da zona triangular de segurança em todos os espécimes analisados. CONCLUSÃO: A localização precisa do gânglio mostra que a margem de segurança para procedimentos minimamente invasivos é menor do que a apresentada nos estudos que envolvem apenas medidas da raiz nervosa, o que explica talvez a presença de dor neuropática após alguns desses procedimentos.

Palavras-chave:
Coluna vertebral/anatomia & histologia; Gânglios espinais; Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br