Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida após artroplastia total do joelho: revisão sistemática Trabalho desenvolvido na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e na Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Hospital Santa Izabel, Salvador, BA, Brasil.

Objetivo:

Revisar a literatura sobre qualidade de vida em pacientes submetidos a artroplastia total de joelho (ATJ) e avaliar o impacto de diversos fatores associados.

Métodos:

Revisão sistemática da literatura nos bancos de dados Medline, Embase, Lilacs e Scielo, com os termos: TKA (total knee arthroplasty); TKR (total knee replacement); quality of life; e outcomes. Não houve restrições quanto ao desenho do estudo.

Resultados:

Foram selecionados 31 artigos que abordavam o tema com vários protocolos de avaliação de qualidade de vida. SF-36/SF-12, Womac e Oxford foram os mais frequentes. Os estudos permitiram definir que a ATJ é capaz de melhorar globalmente a qualidade de vida dos pacientes. Dor e função estão entre os mais importantes preditores de melhoria da QV, mesmo quando a função permanece inferior à de pacientes saudáveis.

Conclusão:

Os fatores associados negativamente foram obesidade, idade avançada, comor-didades, persistência de dor após o procedimento e espera demorada pela cirurgia.

Qualidade de vida; Artroplastia do joelho; Avaliação de resultados (cuidados de saúde)


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br