Acessibilidade / Reportar erro

Nível de dor no pós-operatório imediato de artrodese lombar após infiltração epidural com sulfato de morfina ☆ Trabalho desenvolvido no Servic.o de Ortopedia e Traumatologia do Prof. Dr. Donato D'Angelo, Hospital Santa Teresa, e na Faculdade de Medicina de Petrópolis, Petrópolis, RJ, Brasil.

OBJETIVO:

Avaliar o nível de dor em pacientes tratados com infusão epidural de sulfato de morfina em Dose única, após procedimento cirúrgico de artrodese lombar.

MÉTODOS:

Foram submetidos à artrodese lombar posterolateral ou artrodese lombar intersomática por via posterior, em um, dois ou três níveis, 40 pacientes, divididos, prospectivos e randomizados em dois grupos de 20. No primeiro grupo (de estudo) foram infiltrados no espaço epidural, através da área da laminectomia, 2 mg de sulfato de morfina diluídos em 10 mL de soro fisiológico. O segundo grupo (controle) não recebeu analgesia. Os pacientes foram interrogados quanto ao nível de dor, no pré e pós-operatório, com o uso da escala visual analógica (EVA).

RESULTADOS:

Verificou-se que os pacientes apresentaram uma queda significativa da dor pela EVA. A dor entre o pré e o pós-operatório diminuiu em média 4,7 pontos (p = 0,0001), o que corresponde a 53,2% (p = 0,0001).

CONCLUSÃO:

Aplicação de 2 mg de sulfato de morfina, em dose única epidural, demonstrou ser uma boa técnica na terapia da dor após cirurgia na coluna lombar.

Morfina; Analgesia epidural; Dor pós-operatória; Artrodese; Fusão vertebral


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br