Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento das fraturas diafisárias da tíbia com fixador externo comparado com a haste intramedular bloqueada

OBJETIVO:

Comparar a eficiência de fixador externo modular na forma uniplanar e unilateral com haste intramedular bloqueada (HIB) buscando tratamento definitivo das fraturas diafisárias da tíbia.

MÉTODOS:

Foram comparados os tratamentos cirúrgicos ortopédicos definitivos de 50 pacientes com fratura diafisária da tíbia, por meio do uso do fixador externo modular e da haste intramedular bloqueada. As fraturas foram tratadas no setor de emergência de um hospital-escola pelo serviço de ortopedia e traumatologia de janeiro de 2007 a janeiro de 2011, com variação de 15 a 48 semanas.

RESULTADOS:

Este estudo comprovou resultados funcionais e de consolidação excelentes quando usada a haste intramedular bloqueada e a versatilidade e rapidez na aplicação do fixador externo atingindo a estabilização necessária dos fragmentos ósseos. Foi obtida a consolidação das fraturas em 95% dos casos quando usamos a haste intramedular bloqueada e 90% dos casos submetidos à fixação externa.

CONCLUSÕES:

O tratamento definitivo das fraturas diafisárias da tíbia por meio do fixador externo modular apresentou-se como uma opção válida de tratamento em pacientes que não puderam ser submetidos à conversão precoce para osteossíntese interna ou quando as hastes intramedulares não estão disponíveis para o cirurgião.

Fixadores externos; Fixação intramedular de fraturas; Fraturas da tibia/terapia


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br