Acessibilidade / Reportar erro

Técnica WALANT guiada por ultrassom na cirurgia de descompressão do túnel do carpo* * Trabalho desenvolvido na Faculdade de Medicina, Universidade de Araraquara/UNIARA, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Resumo

A síndrome do túnel do carpo (STC) é a neuropatía compressiva mais comum do corpo humano. Seus sintomas decorrem da compressão do nervo mediano no carpo. O tratamento pode ser incruento, com medicações e/ou infiltrações que amenizam os sintomas, ou cruento, mais eficaz, com a descompressão do nervo mediano pela seção cirúrgicadoretináculodos flexores do carpo. A técnica anestésica varia de acordo com o serviço de anestesia: sedação, anestesia locorregional venosa e, mais recentemente, a anestesia local com o paciente acordado e sem torniquete (wide-awake local anesthesia no tourniquet, WALANT), que pode ser realizada pelo próprio cirurgião. Por utilizar anestesia local com vasoconstritor, essa técnica dispensa o uso de torniquete no membro superior e a necessidade de sedação. O bloqueio do nervo mediano na WALANT guiada por ultrassonografiaconfere melhor precisão àtécnica,e mais segurança ao paciente, e, neste artigo seu uso na realização da descompressão do túnel do carpo é descrito, e a literatura, revisada.

síndrome do túnel carpal; ultrassonografia de intervenção; anestesia local

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br