Acessibilidade / Reportar erro

Mortalidade e incidência da infecção por SARS-CoV-2 (COVID-19) em pacientes internados e operados por fratura de quadril durante a pandemia de SARS-CoV-2 em um hospital de Londres* * Estudo desenvolvido no Ealing Hospital, Londres, Reino Unido.

Resumo

Objetivos

Estamos fazendo um estudo em pacientes internados com fraturas de quadril para determinar o impacto da COVID-19 no grupo de indivíduos vulneráveis do Reino Unido. O presente estudo nos ajudará a tomar decisões informadas sobre o reinício dos serviços cirúrgicos eletivos e a expansão dos serviços cirúrgicos em casos de traumatismos. Os objetivos do presente estudo são a determinação da incidência de COVID-19 em pacientes internados com fratura de quadril e 1) determinar a mortalidade em 30 dias em pacientes com fratura de quadril submetidos ao tratamento cirúrgico; 2) determinar a mortalidade em 30 dias de pacientes com fratura de quadril e COVID-19; 3) comparar esses dados com a mortalidade associada a fraturas de quadril em anos anteriores.

Métodos

Este é um estudo de coorte unicêntrico, observacional e retrospectivo com 65 pacientes com fraturas de quadril internados em nossa instituição. Além dos dados epidemiológicos, os prontuários dos pacientes foram acompanhados por 14 dias quanto a resultados positivos para COVID-19 à reação em cadeia de polimerase (PCR, na sigla em inglês) em amostras de swab, e por 30 dias quanto à mortalidade.

Resultados

Na nossa amostra, 64% dos pacientes não apresentavam comorbidade significativa. A incidência de infecções nosocomiais por COVID-19 foi de 9%. A mortalidade geral em 30 dias foi de 15%. A mortalidade foi muito maior em pacientes COVID-positivos (40%) e em pacientes com “risco muito alto” (63%) operados durante este período.

Conclusão

A realização de cirurgias eletivas em pacientes com risco baixo, moderado e alto parece ser segura, já que não houve aumento apreciável da mortalidade. Mais dados são necessários para entender o impacto da COVID-19 em pacientes de risco muito alto.

Palavras-chave
COVID-19; fratura de quadril; mortalidade; infecções; risco

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br