Acessibilidade / Reportar erro

Estudo epidemiológico das lesões no futebol profissional durante a Copa América de 2011, Argentina

OBJETIVO:

Desenvolver estudo epidemiológico sobre as lesões ocorridas entre os jogadores profissionais de futebol masculino durante a Copa América de 2011, na Argentina.

MÉTODOS:

Fez-se estudo retrospectivo das lesões ocorridas durante a 43ª edição da Copa América de Futebol na Argentina, em 2011. As lesões foram avaliadas pelo departamento médico das seleções e reportadas à Conmebol. Os dados foram compilados e descritos de acordo com as normas estabelecidas pelo Centro de Pesquisas e Avaliações Médicas (F-Marc) da Fédération Internationale de Football Association (Fifa) em 2005.

RESULTADOS:

Ocorreu maior prevalência de lesões nos membros inferiores, sendo coxas e joelhos os segmentos mais acometidos. Os diagnósticos mais frequentes foram lesões musculares. As lesões apresentaram em sua maior parte grau leve de severidade e ocorreu pequena diferença na prevalência de lesões de acordo com as etapas da partida, havendo discreto predomínio nos 15 minutos finais. A incidência de lesões por 1.000 horas de jogo foi similar à média encontrada na literatura.

CONCLUSÕES:

A análise dos resultados obtidos permitiu traçar um perfil da prevalência, distribuição por segmento corporal, minuto em que ocorreram e severidade das lesões dos jogadores de futebol profissional das seleções participantes da Copa América de 2011 na Argentina. O maior rigor dos árbitros pode ser em parte atribuído à grande competitividade de torneios internacionais. Entretanto, esses resultados não podem ser considerados definitivos em virtude da necessidade de ser comparados a outros estudos epidemiológicos de mesmo espectro que usem conceitos e critérios semelhantes.

Atletas; Futebol/lesões; ; Epidemiologia


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br