Acessibilidade / Reportar erro

Neuroartropatia de Charcot: realinhamento do pé diabético por meio de osteossíntese com parafusos intramedulares – relato de caso Trabalho desenvolvido no Grupo de Cirurgia do Pé e Tornozelo, Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

O diabetes mellitus é uma doença grave que afeta uma grande parcela da população. A neu-roartropatia de Charcot é uma das grandes complicações que podem levar a deformidades osteoarticulares, incapacidade funcional, úlceras e infecção no tornozelo e no pé. O realinhamento do pé por meio de artrodeses apresenta elevado índice de falha do implante por causa da descarga de peso em um pé insensível. O objetivo deste relato de caso é descrever o uso bem-sucedido de osteossíntese intramedular com parafusos de compressão para estabilização do pé com deformidade em paciente diabético com neuroartropatia.

Articulação de Charcot; Artrodese; Diabetes; Pé plantígrado


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br