Acessibilidade / Reportar erro

Conceito de cura da luxação recidivante do ombro

O presente trabalho analisa as principais técnicas cirúrgicas empregadas no tratamento da luxação recidivante do ombro (LRO), com o objetivo de obter a normalidade da amplitude dos movimentos articulares e associar diferentes tempos cirúrgicos num único procedimento para obter uma capacidade funcional completa, sem comprometer a normalidade dos movimentos, por causa das suturas tensas usadas nas cirurgias de Putti-Platt, Bankart, Latarjet, Dickson-O'Dell e outras.

Após cuidadosa revisão desses métodos em uso, chegamos à conclusão de que a LRO pode ser considerada resolvida quanto à porcentagem de cura (97%). Permanecem, no entanto, limitações dos movimentos na grande maioria dos casos, aceitas até como necessárias para evitar recidivas.

O nosso objetivo cirúrgico visa à obtenção de uma recuperação funcional completa, atuar simultaneamente sobre as várias lesões anatomopatológicas e abandonar a ideia das chamadas "lesões essenciais".

A imobilização do ombro operado será feita somente durante a cicatrização das partes moles em rotação neutra. Com o uso de um enxerto ósseo pediculado dispensa-se qualquer tipo de imobilização prolongada, por causa da estabilidade obtida pela osteossíntese da coracoide no rebordo da glenoide, como na técnica de Latarjet.

Essa nossa conduta, empregada desde 1959, consiste, portanto, na associação das várias técnicas com as quais se obtêm a cura sem limitação dos movimentos, por causa da redução da tensão nas suturas da cápsula e dos músculos subescapular e coracobraquial empregadas nas técnicas acima.

Luxação do ombro/cirurgia; Articulação do ombro/cirurgia; Instabilidade articular


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br