Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da suspensão das cirurgias eletivas em pacientes com escolióse idiopática do adolescente no período da pandemia de covid-19 * * Trabalho desenvolvido no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Universitário de Taubaté, SP, Brasil.

Resumo

Objetivos

Neste estudo foram avaliadas as progressões radiográficas das curvas escolióticas, acima de 40 graus em pacientes com escoliose idiopática do adolescente (EIA). Os indivíduos analisados aguardavam o procedimento cirúrgico, em período de suspensão das cirurgias eletivas, durante a pandemia de covid-19. Além das progressões radiográficas, nestapesquisafoi descritaaqualidadedevidadestes pacientes.

Métodos

O artigo refere-se a um estudo de coorte retrospectivo, que avaliou 29 pacientes com EIA com indicação cirúrgica, todos cadastrados no serviço público de saúde brasileiro. As medidas radiográficas escolióticas dos pacientes foram comparadas em dois momentos: no início do período da interrupção de cirurgias eletivas, devido à pandemia de covid-19, e logo após a liberação destas.

Resultados

A partir da comparação das medidas radiográficas entre as avaliações pré e pós suspensão das cirurgias eletivas, observamos o aumento significativo dos valores angulares da curva principal (p < 0,001), com variações entre 0 e 68°, e mediana de 10°. Em relação às curvas secundárias, observamos um aumento dos valores angulares da região torácica proximal (p < 0,001) e lombar (p = 0,001). Entretanto, o aumento da região torácica principal não foi considerado significativo (p = 0,317).

Conclusão

A suspensão das cirurgias eletivas, para a correção da EIA resultou em um aumento significativo no valor radiográfico das deformidades das colunas dos pacientes, fator que promoveu um impacto negativo na qualidade de vida de pacientes e familiares.

adolescente; escoliose; procedimentos cirúrgicos eletivos; sistema único de saúde

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br