Acessibilidade / Reportar erro

Estudo anatômico do ramo infrapatelar do nervo safeno em humanos* * Trabalho desenvolvido na Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica e Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, Divisão de Medicina Esportiva, Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

Resumo

Objetivo

Realizar um estudo anatômico da localização do ramo infrapatelar do nervo safeno em relação às estruturas do joelho.

Métodos

Estudo anatômico realizado por meio de dissecação de 18 joelhos (9 direitos e 9 esquerdos). Após a exposição do ramo infrapatelar e de seus ramos diretos e indiretos, seguiram-se as medidas deles. Como parâmetro do estudo, adotamos um quadrante na região medial do joelho delimitado por dois planos transversais.

Resultados

Em 17 dos 18 joelhos estudados (94,4%), observou-se um único ramo infrapatelar. O ramo infrapatelar emergia por entre as fibras do ventre do músculo sartório em 17 dos 18 joelhos (94,4%). Em relação à ramificação, observamos que em 100% dos joelhos o ramo infrapatelar apresentava pelo menos uma ramificação primária, resultando num ramo superior e em outro inferior. Em 9 membros (50% dos casos), esta ramificação ocorria fora do quadrante proposto, e, no restante, dentro do quadrante.

Conclusão

O ramo infrapatelar do nervo safeno foi encontrado em todos os joelhos dissecados e, em 94,4% dos casos, ele era do tipo penetrante; em 100% dos casos, ele originava 2 ramos diretos primários. Seus ramos diretos e indiretos apresentaram grande variabilidade quanto ao trajeto.

Palavras-chave
joelho/inervação; síndromes de compressão nervosa; anatomia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br