Acessibilidade / Reportar erro

Condroma intramuscular extraesquelético do joelho – Relato de caso e revisão da literatura

Resumo

Os condromas extraesqueléticos são pequenas lesões cartilaginosas nodulares que não estão aderidas ao osso ou ao periósteo. São tumores raros que ocorrem comumente nas mãos e nos pés. Objetivo deste artigo é descrever um caso de condroma intramuscular extraesquelético (CIE) no joelho esquerdo e os desafios diagnósticos que enfrentamos.

Uma paciente de 25 anos apresentou um edema de crescimento lento no joelho esquerdo havia 2 anos. Clinicamente, o edema era proveniente do músculo quadríceps. Foram consideradas possibilidades como rabdomioma, neurofibroma, e lipoma intramuscular. Os estudos de imagem sugeriram um tumor de gordura benigno. A paciente foi tratada com a excisão cirúrgica. A microscopia indicou CIE sem recorrência.

O CIE é uma lesão rara. Clinicamente, pode ter aspecto semelhante ao de outros tumores benignos dos tecidos moles. A histopatologia pode fornecer um diagnóstico definitivo. A excisão cirúrgica do tumor é curativa.

Palavras-chave
condroma; condromatose sinovial; joelho; neoplasias de tecidos moles

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br