Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da radioscopia intraoperatória no alinhamento coronal do componente tibial em artroplastias primárias de joelho Trabalho feito no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Rio de Janeiro RJ, Brasil.

resumo

Objetivos:

Avaliar o efeito do uso da radioscopia intraoperatória em artroplastias primárias de joelho sobre o alinhamento final do componente tibial.

Métodos:

Foram incluídos no estudo os pacientes submetidos à artroplastia total do joelho (ATJ) entre 13/04/2013 e 20/04/2013. Os pacientes foram avaliados retrospectivamente e dois grupos foram identificados, um com uso de radioscopia intraoperatória para avaliação do posicionamento do componente tibial durante a cirurgia e o segundo sem uso desse recurso.

Resultados:

A média do ângulo de alinhamento do componente tibial em relacão à diáfise da tíbia foi superior no grupo sem uso de radioscopia intraoperatória (90,82) em comparacão com o grupo com radioscopia (90,63), com resultado estatisticamente significativo (p < 0,05).

Conclusão:

O uso de radioscopia no intraoperatório de ATJ produz melhor média de ângulo de alinhamento entre o componente tibial em relacão à diáfise da tíbia quando comparado ao não uso.

Palavras-chave:
Artroplastia; Radiologia; Joelho

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br