Acessibilidade / Reportar erro

Tumor de Pindborg em fêmur distal Trabalho desenvolvido na Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Hospital São Lucas, Porto Alegre, RS, Brasil.

RESUMO

Descrever um caso de possível diagnóstico tumor de Pindborg em fêmur distal. A paciente de 32 anos, natural da Bolívia, residente no Brasil, veio a esse serviço para investigação de massa tumoral em fêmur direito. Após feitura de biópsias e ressecção da lesão, o caso foi encaminhado para análise e consultoria nos Estados Unidos. Em laudo de revisão do Laboratório de Patologia, foi caracterizado que o aspecto histológico e o perfil imuno-histoquímico eram característicos de tumor de Pindborg. Atualmente, a paciente é acompanhada no Serviço de Ortopedia e Traumatologia da nossa instituição e apresenta boa evolução. O relato descreve o caso de uma paciente com uma neoplasia rara que foi investigada por muito tempo e com auxílio de muitos exames. O tumor de Pindborg foi sugerido com hipótese diagnóstica devido às características e ao comportamento neoplásico da lesão. A despeito de ser uma lesão mais comumente observada no âmbito odontológico, a neoplasia da paciente mostrou-se compatível com o diagnóstico. Assim, mesmo se tratando de um tumor com características benignas, há a necessidade de acompanhamento por longo tempo, haja vista o alto grau de recorrência do tumor.

Palavras-chave:
Fêmur; Neoplasias ósseas; Biópsia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br