Acessibilidade / Reportar erro

Contratura de Dupuytren: estudo comparativo entre fasciectomia parcial e fasciotomia percutânea Trabalho realizado no Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Nossa Senhora do Pari, São Paulo, SP, Brasil.

Objetivos:

Comparar os resultados clínicos das técnicas de fasciectomia parcial (FP) e fasciotomia percutânea (FPC) em pacientes acometidos pela contratura de Dupuytren com seguimento de um ano.

Métodos:

Trinta e três pacientes e 50 dedos com a contratura de Dupuytren foram divididos de forma não randomizada e avaliados após serem submetidos à FP ou à FPC. As avaliações incluíram a classificação de Tubiana, o escore funcional DASH (Disabilities of the Arm, Shoulder, and Hand), o tempo de retorno às atividades profissionais, o déficit total de extensão passiva (DTEP), a relação entre o DTEP e o escore DASH, a recidiva e as complicações.

Resultados:

No total, 26 dedos foram tratados pela técnica de FPC e 24 pela de FP. O DTEP apresentou-se significativamente menor no grupo da FP (10,23º) em relação ao grupo da FPC (23,46º), aos 12 meses (p =0,038). Os demais itens avaliados não apresentaram diferenças estatisticamente significativas.

Conclusão:

O déficit total de extensão passiva, aos 12 meses, é menor no grupo da FP. Não existemdiferenças significativas entre os grupos FPe FPCquanto à classificaçãode Tubiana, ao escore DASH, ao tempo de retorno às atividades profissionais e à incidência de recidiva.

Contratura de Dupuytren ; Procedimentos cirúrgicos operatórios ; Estudo comparativo


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br