Acessibilidade / Reportar erro

Incidência de lesões em motociclistas praticantes de trilhas* * Trabalho feito no Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, PI, Brasil.

Resumo

Objetivo

Investigar a incidência, os mecanismos, os tipos de lesão, as regiões anatômicas mais acometidas, e os fatores que podem levar a lesões nos motociclistas praticantes de trilhas.

Métodos

Trata-se de uma pesquisa observacional do tipo retrospectivo, na qual foi realizada análise com 47 motociclistas praticantes de trilhas. Os dados foram coletados através da aplicação de um inquérito de morbidade referida (IMR), que incluiu informações sobre lesões e seus mecanismos.

Resultados

Ao analisar a amostra, verificou-se que os tipos de lesões com maior incidência foram abrasão e contusão. As regiões anatômicas mais acometidas foram o ombro e o joelho, e o mecanismo de lesão mais comum foi a derrapagem ou perda da tração.

Conclusão

Os trilheiros estão expostos a fatores de risco e, consequentemente, às quedas, sendo importante desenvolver mais equipamentos de proteção, em especial para o ombro e para o joelho.

Palavras-chave
esportes; veículos off-road; lesões esportivas; motocicletas

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br