Acessibilidade / Reportar erro

Percepção dos pacientes em lista de espera para artroplastia total do quadril sobre a retomada das cirurgias eletivas durante a pandemia COVID-19

Resumo

Objetivo

Analisar o perfil e a percepção dos pacientes em lista de espera para artroplastia total do quadril (ATQ) sobre a realização das cirurgias eletivas durante a pandemia pela COVID-19.

Métodos

De julho a novembro de 2021, foram entrevistados pacientes em lista de espera para ATQ durante consultas ambulatoriais. Para comparar os grupos com relação às variáveis categóricas foi aplicado o Teste Qui-quadrado ou Teste exato de Fisher e para as variáveis quantitativas foi aplicado o teste de Mann-Whitney. Os resultados foram calculados utilizando o programa Statistica versão 7.

Resultados

39 pacientes responderam ao questionário. A média de idade foi de 58,95 anos, sendo 53,85% do sexo masculino. Aproximadamente, 60% manifestaram preocupação em contrair ou transmitir COVID-19 aos seus familiares após internação hospitalar para ATQ. 58,9% dos pacientes sentiram-se prejudicados pelo atraso no agendamento das cirurgias eletivas durante a pandemia. 23% perderam ou tiveram algum familiar que perdeu o emprego durante a pandemia, havendo diferença estatística para o grupo com menos de 60 anos (p = 0,04).

Conclusão

A maioria dos pacientes sentiram preocupação em infectar-se e expor familiares à COVID-19 após a cirurgia e notaram prejuízo pelas suspensões e atraso no agendamento de cirurgias eletivas. O impacto econômico da pandemia revelou-se pela taxa de 23% de entrevistados que perderam ou tiveram algum familiar que perdeu seu emprego durante a pandemia, sendo maior nos pacientes menores de 60 anos (p = 0,04).

COVID-19; procedimentos cirúrgicos eletivos; Artroplastia de quadril; percepção do paciente sobre a cirurgia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br