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Transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe: estudo transversal

OBJETIVO:Estimar a prevalência de transtorno mental comum e fatores associados entre estudantes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. MÉTODO: Estudo transversal com 473 dos 512 matriculados em 2006, aplicando o Self Reporting Questionnaire-20 e um questionário estruturado sobre características sociodemográficas, processo ensino-aprendizagem e vivências psicoemocionais. Os calouros foram excluídos após comparação inicial com os alunos do 2> ao 12> períodos. Análise estatística por regressão logística múltipla, após estatística descritiva e cálculo das ORs simples e ajustadas. RESULTADOS: A prevalência de transtorno mental comum geral foi de 40% (n = 473), mas com a retirada dos calouros, aumentou para 42,5% (n = 433) entre os alunos do 2> ao 12> semestre, sendo maior entre aqueles que não acreditavam ter adquirido habilidades para se tornarem bons médicos (OR = 2,82), que se sentiam pouco confortáveis com as atividades do curso (OR = 3,75), que se consideravam emocionalmente tensos (OR = 2,14), nos que não se consideravam felizes (OR = 2,85), nos que achavam que o curso era menos do que esperavam (OR = 1,64) e nos que tiveram diagnóstico prévio de transtorno mental feito por psiquiatra (OR = 3,78). CONCLUSÃO: Os resultados sugerem a necessidade de mudanças no processo ensino-aprendizagem, bem como estruturação de programas para cuidar da saúde mental dos estudantes.

Transtornos mentais; Estudantes de medicina; Saúde mental; Educação médica; Saúde ocupacional


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