OBJETIVO: Investigar o impacto dos aspectos psicossociais sobre a qualidade de vida dos professores da rede municipal de Natal-RN. MÉTODO: Pesquisa descritiva com corte transversal, tendo como amostra 242 docentes da rede básica. Foi utilizado o Whoqol-breve para avaliação da qualidade de vida e questões sobre o grau de controle e demanda psicológica referentes ao trabalho do Job Content Questionnaire./ RESULTADOS: Na avaliação geral da qualidade de vida os domínios físico e meio ambiente foram os que apresentaram menores escores médios. De acordo com os aspectos psicossociais, a maioria dos investigados foi caracterizada pelo trabalho ativo (alta demanda e controle), com 67 indivíduos (32,1%), seguidos pelo trabalho com alta exigência (alta demanda e baixo controle), com 54 docentes (25,8%). Esses dois grupos foram os que apresentaram maior comprometimento na avaliação dos domínios físico (p < 0,001), psicológico (p < 0,001) e meio ambiente (p < 0,001) da qualidade de vida. CONCLUSÕES: Os professores com trabalho caracterizado com ativo e de alta exigência apresentam um maior comprometimento nos domínios da qualidade de vida, sendo necessário maior investimento em políticas de promoção da saúde desses trabalhadores.
Qualidade de vida; Docentes; Brasil; Condições de trabalho; Impacto psicossocial