Acessibilidade / Reportar erro

Confiabilidade e validação da versão brasileira do Questionário de Hipomania (HCL-32 VB) comparado ao Questionário de Transtornos de Humor (MDQ)

OBJETIVO: O transtorno bipolar muitas vezes não é reconhecido e deixa de ser tratado adequadamente. O diagnóstico de episódios atuais ou passados é importante, a fim de aumentar a certeza diagnóstica. O Questionário de Autoavaliação de Hipomania-32 é um questionário autoaplicável para o rastreamento desses episódios. Como parte do desenvolvimento em vários idiomas do Questionário de Autoavaliação de Hipomania-32, nós objetivamos validar a versão brasileira e comparar suas propriedades psicométricas com o Questionário de Transtornos do Humor. MÉTODO: Em uma unidade especializada em transtornos do humor foram selecionados pacientes ambulatoriais adultos com transtorno bipolar I (n = 37), transtorno bipolar II (N = 44) e transtorno depressivo maior (N = 42) de acordo com a DSM-IV-TR, utilizando uma versão modificada do SCID. Analisou-se a consistência interna e capacidade discriminativa do Questionário de Autoavaliação de Hipomania-32 versão brasileira comparada ao Questionário de Transtornos do Humor. RESULTADOS: A consistência interna do Questionário de Autoavaliação de Hipomania-32 versão brasileira é boa, com alfa de Cronbach 0,86. Um escore de 18 ou mais no Questionário de Autoavaliação de Hipomania-32 versão brasileira distingue entre o transtorno bipolar e o transtorno depressivo maior com uma sensibilidade de 0,75 e especificidade de 0,58, e para o Questionário de Transtornos do Humor, para um escore de 7 ou mais, de 0,70 e 0,58, respectivamente. O Questionário de Autoavaliação de Hipomania-32 mostrou uma estrutura caracterizada pela predominância de dois fatores (ativação/elação e irritabilidade/correr riscos). Assim, o Questionário de Autoavaliação de Hipomania-32 versão brasileira tem maior sensibilidade, mas a mesma especificidade que o Questionário de Transtornos do Humor. CONCLUSÃO: A versão brasileira do Questionário de Autoavaliação de Hipomania-32 possui propriedades psicométricas adequadas e ajuda a discriminar o transtorno bipolar do transtorno depressivo maior (mas não transtorno bipolar I de transtorno bipolar II), com boa sensibilidade e especificidade, semelhante ao Questionário de Transtornos do Humor.

Questionário; Transtorno depressivo maior; Transtorno bipolar; Diagnóstico; Psicometria


Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br