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Validade do Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA): estudo preliminar

OBJETIVO: Examinar a Validade Concorrente e a Validade de Critério do Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA). MÉTODOS: Foram entrevistadas, com a escala, mães de crianças com diagnóstico de transtorno autista, previamente estabelecido por especialistas na área. Para comparação, foram também entrevistadas mães de crianças com transtorno de linguagem e mães de escolares sem queixas de problemas de linguagem e comportamento social. Os três grupos foram assim constituídos: GTA: 38 mães de crianças com transtorno autista (DSM IV-TR, 2002), GTL: 43 mães de crianças com transtorno de linguagem (DSM IV-TR, 2002) e GET: 52 mães de crianças escolares típicas. O questionário foi preenchido sob forma de entrevista para minimizar os efeitos da escolaridade materna. ANOVA e análise discriminante foram usadas para examinar a Validade Concorrente. A curva ROC foi usada para estabelecer o ponto de corte da amostra e para examinar a Validade de Critério. RESULTADOS: O Inventário de Comportamentos Autísticos identificou corretamente 81,6% das crianças com autismo, sendo o escore médio total do GTA significantemente (p < 0,001) maior que os outros dois grupos de crianças. O Inventário de Comportamentos Autísticos mostrou baixa sensibilidade (57,89%) e alta especificidade (94,73%) quando se usou a nota de corte 68 pontos; diminuída a nota de corte para 49 pontos obtida pela curva ROC, a sensibilidade da escala aumentou (92,1%) e a especificidade se manteve alta (92,6%). CONCLUSÕES: O Inventário de Comportamentos Autísticos é um instrumento promissor para identificar crianças com autismo, especialmente com ponto de corte 49, tanto na clínica como em contextos educacionais.

Transtorno autístico; Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais; Diagnóstico diferencial; Validade; Questionários


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