Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia do lotilaner na miíase furuncular em cães naturalmente infestados por Dermatobia hominis (Diptera: Cuterebridae)

Resumo

Foi avaliada a eficácia larvicida do lotilaner (Credeli®) no tratamento de cães naturalmente infestados com larvas de Dermatobia hominis. Foram medicados 12 cães, apresentando pelo menos três larvas vivas de D. hominis. Os animais foram medicados por via oral com dose única não inferior a 20 mg/kg de lotilaner. Após a administração desse medicamento, os animais permaneceram em seus domicílios, e foram feitas observações para verificar o efeito larvicida 6 horas após o tratamento. Larvas vivas foram consideradas quaisquer parasitas que exibissem motilidade após a remoção. Para cada animal foi utilizada a fórmula: 100 x [(total de larvas vivas antes do tratamento - total de larvas vivas após o tratamento) /total de larvas vivas antes do tratamento] como critério para avaliar a eficácia do lotilaner. Foram contadas 98 larvas em 12 cães, com média de 8,1 larvas por animal. A eficácia do lotilaner foi de 80,6%. Dezenove larvas foram encontradas vivas, porém apresentando hipomobilidade e comportamento letárgico. No entanto, vale ressaltar que a avaliação foi realizada apenas 6 horas após a administração do medicamento. Lotilaner, administrado por via oral em dose única de 20 mg/kg, apresentou eficácia de 80,6%, seis horas após o tratamento de cães naturalmente infestados por D. hominis.

Palavras-chave:
Dermatobia hominis; lotilaner; tratamento; isoxazolinas

Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária FCAV/UNESP - Departamento de Patologia Veterinária, Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, Zona Rural, , 14884-900 Jaboticabal - SP, Brasil, Fone: (16) 3209-7100 RAMAL 7934 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: cbpv_rbpv.fcav@unesp.br