Acessibilidade / Reportar erro

Influência da exposição de Heterorhabditis bacteriophora HP88, (Rhabditida: Heterorhabditidae) em parâmetros biológicos e fisiológicos de Pseudosuccinea columella (Basommatophora: Lymnaeidae)

Resumo

Muitos estudos têm sido realizados sobre o controle da fasciolose, seja atuando no parasito adulto, seja em Pseudosuccinea columella, comprometendo o desenvolvimento das fases larvais. O presente estudo teve como objetivo avaliar, em condições laboratoriais, a suscetibilidade de P. columela à Heterorhabditis bacteriophora HP88, durante 24 e 48 horas de exposição. Os moluscos foram avaliados por 21 dias para mortalidade acumulada; número de ovos postos; taxa de eclodibilidade; alterações bioquímicas; e análise histopatológica. Constatou-se que a exposição induziu a redução nos níveis de glicose e glicogênio, caracterizando um balanço energético negativo, devido ao esgotamento das reservas energéticas, decorrentes da competição direta estabelecida pelo complexo nematoide/bactéria endossimbionte nesses substratos. Foi observada uma taxa de mortalidade de 48,25% e65,52% no grupo exposto por 24 h 48 h, respectivamente, juntamente com comprometimento significativo da biologia reprodutiva em ambos os grupos expostos em relação aos respectivos controles. Os resultados aqui apresentados, mostram que P. columela é suscetível ao nematódeo H. bacteriophora, com potencial para ser utilizada como um bioagente alternativo no controle dess molusco, especialmente em áreas consideradas endêmicas para fasciolose, em linha com a posição expressa pela Organização Mundial da Saúde.

Palavras-chave:
Controle biológico; nematóides entomopatogênicos (EPNs); fasciolose; Lymnaea sp

Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária FCAV/UNESP - Departamento de Patologia Veterinária, Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, Zona Rural, , 14884-900 Jaboticabal - SP, Brasil, Fone: (16) 3209-7100 RAMAL 7934 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: cbpv_rbpv.fcav@unesp.br