Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do tratamento térmico e da caleação em amostras de areia artificialmente contaminadas com ovos de Ancylostoma spp.

Resumo

Ancylostoma spp. são nematódeos que infectam cães e gatos e podem contaminar locais públicos. Apesar da existência de medidas profiláticas, estudos sobre tratamento do solo são escassos. No presente estudo, foi avaliado o efeito do tratamento térmico e caleação na viabilidade de ovos de Ancylostoma spp., em solo arenoso estéril. Amostras de solo foram contaminadas com ovos de Ancylostoma spp. obtidos de fezes de cães naturalmente infectados, aquecidas a 70°C ou 80°C, e filtradas em tamises metálicas (212, 90, 38 e 25 µm) após 24 horas (Teste I). Cultivos de larvas foram realizadas para a avaliação do desenvolvimento larval. Na caleação (Teste II), cinco concentrações (50, 30, 20, 10 e 5%) de cal virgem foram utilizadas. O efeito da caleação foi avaliado com observação do desenvolvimento larval nos cultivos. Ainda, larvas foram expostas (20 minutos) ao leite de cal (20% a 25°C e 37°C). O tratamento térmico foi capaz de degenerar ovos de Ancylostoma spp. e impedir o desenvolvimento larval, enquanto a caleação (50, 30, e 20%) impossibilitou o desenvolvimento larval. Entretanto, as larvas filariformes, expostas ao leite de cal (20%) mantiveram motilidade. O aquecimento (70°C) e caleação (20%) impediram o embrionamento de ovos de Ancylostoma spp. em solo experimentalmente contaminado.

Palavras-chave:
Contaminação do solo; geohelminto; larva migrans cutânea; controle parasitário

Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária FCAV/UNESP - Departamento de Patologia Veterinária, Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, Zona Rural, , 14884-900 Jaboticabal - SP, Brasil, Fone: (16) 3209-7100 RAMAL 7934 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: cbpv_rbpv.fcav@unesp.br