Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome da ceratomalácia (Corneal Melting) periférica na artrite psoriásica tratada com adalimumabe O caso foi originado no Serviço Ocidental de Saúde, setor de Reumatologia, Cali, Colômbia.

RESUMO

A síndrome do corneal melting periférica é uma rara condição imune caracterizada por afinamento da margem da córnea e, às vezes, perfuração. Está associada a doenças reumáticas e não reumáticas. Poucos casos de síndrome do corneal melting periférica foram relatados em pacientes com psoríase. A patogênese não foi completamente entendida, mas as metaloproteinases podem ter papel patogênico. A terapia Anti-TNF diminuiu os níveis de metaloproteinases na pele e no sangue em psoríase. Reportamos o caso de um homem de 61 anos com síndrome do corneal melting periférica associada à artrite psoriásica que recebeu adalimumabe para controlar a inflamação na pele e no olho. Pelo que sabemos, este é o primeiro caso de síndrome do corneal melting periférica em artrite psoriática tratado com adalimumabe mostrando evolução nas lesões cutâneas e cura total da perfuração da córnea em três meses.

Palavras-chave:
Perfuração da córnea; Artrite psoriásica; Adalimumabe

Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br