Acessibilidade / Reportar erro

Doença periodontal e lúpus eritematoso sistêmico Este trabalho é fruto de uma parceria do Departamento de Odontologia com o Setor de Reumatologia do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

RESUMO

Um grande número de estudos tem mostrado uma potencial associação entre doenças periodontais e doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico (LES). Os mecanismos de destruição tecidual semelhantes entre a periodontite e as demais doenças autoimunes têm estimulado o estudo de possíveis relações entre essas condições. O presente estudo tem como objetivo revisar a literatura acerca dessa potencial associação e dos seus diferentes mecanismos patogênicos. Considerando-se a doença periodontal uma doença de caráter inflamatório que sofre influência de fatores infecciosos, assim como o LES, é plausível sugerir que o LES influenciaria sua progressão, assim como a periodontite influenciaria a progressão do LES. Entretanto, essa questão ainda não é totalmente elucidada e vários mecanismos têm sido propostos para explicar tal associação, como desregulações, principalmente no sistema imune inato, com ações de células fagocíticas e de citocinas pró-inflamatórias, como IL-1β e IL-18, na patogênese de ambas as condições, o que contribui para a destruição tecidual. Existem, contudo, poucos estudos na literatura que avaliam a relação entre essas doenças e mais trabalhos focados nos mecanismos imunológicos comuns a ambas as condições devem ser feitos para um maior entendimento.

Palavras-chave:
Periodontite; Lúpus eritematoso sistêmico; Imunologia

Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br