Acessibilidade / Reportar erro

Monitoramento das mudanças no conteúdo de água em um perfil do solo com sondas TDR em três profundidades - Como funciona?

RESUMO

As sondas TDR são usadas para monitorar alterações no conteúdo de água no perfil do solo (DW). Freqüentemente, as sondas são colocadas em três profundidades. Isso levanta a questão de como essa configuração pode mostrar os verdadeiros DW´s. Para respondê-lo, usamos um lisímetro de pesagem de alta precisão de 2 m, no qual as sondas TDR são instaladas horizontalmente a 20, 60 e 120 cm de profundidade (uma por profundidade). Os dados DW coletados pela pesagem do lisímetro foram comparados com os valores reais dos dados DW determinados com as sondas TDR. Obtivemos os seguintes resultados: Há um atraso na resposta das sondas TDR à precipitação, evaporação, transpiração ou drenagem, porque uma frente de umedecimento ou secagem deve primeiro alcançá-las. Além disso, os dados do TDR são medições pontuais que são extrapoladas para um volume de solo maior. Isso freqüentemente leva a erros. Por esses motivos, as sondas TDR em apenas três profundidades não podem fornecer dados confiáveis sobre alterações de curto prazo (por exemplo, diárias) no conteúdo de água do solo devido aos processos apresentados aqui. Por períodos mais longos (por exemplo, uma semana), os dados são melhores, mas ainda não são precisos o suficiente para estudos científicos confiáveis.

Palavras-chave:
TDR; Teor de água no solo; Precisão na medição; Balanço hídrico

Associação Brasileira de Recursos Hídricos Av. Bento Gonçalves, 9500, CEP: 91501-970, Tel: (51) 3493 2233, Fax: (51) 3308 6652 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rbrh@abrh.org.br